II COLÓQUIO DE GRUPO DE PESQUISA - DIREITO DAS FAMÍLIAS E DAS SUCESSÕES COM FOCO NAS VULNERABILIDADES



Sem Imagem

Transmissão
Palestrantes
Ana Maria Silva Maneta
Mestre em Ciências Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da Universidade UniCesumar. Pós-graduada em Direito Civil, Políticas Públicas em Serviço Social e Docência em Ensino Superior (Uniasselvi). Pós-graduanda em Direitos Humanos (UniCesumar). Graduada em Direito pela Universidade Cesumar (UniCesumar). Foi estagiária da Junta Militar de Maringá, em 2016 e 2017 e também da Procuradoria Geral de Maringá em 2017. Além de ter estagiado no Tribunal de Justiça do Paraná em 2018 e 2019. É Conciliadora Judicial certificada e cadastrada no Tribunal de Justiça do Paraná e Servidora Pública no referido órgão. Além disso, é integrante dos Grupos de Pesquisa: Clínica Jurídica UniCesumar e Instrumentos de efetividade dos direitos da personalidade e foi integrante dos seguintes Grupos de Pesquisa: Constitucionalização do Direito privado, obrigações, responsabilidade civil, consumidor e direitos da personalidade; Direito, Bioética e Saúde. Tendo experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos da Personalidade, Direito de Família e Infância e Juventude, bem como Psicologia Jurídica e Mediação Judicial e extrajudicial.

Bruna Vidal
Advogada, mestranda em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO). Especialista em Direito de Família pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Presidente do OAPAR-Observatório da Alienação Parental e presidente da Comissão de Estudos da Alienação Parental do IBDFAM-RJ.

Juliana Carvalho Pavão
Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Advogada. Graduada do Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participação em diversos projetos vinculados a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Luiz Antonio Borri
Doutorando em Ciências Criminais pela PUC-RS. Mestre em Ciências Jurídicas pelo CESUMAR (2020). Pós-graduado em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação pela Unicesumar (2023). Pós-graduado em Ciências Criminais pela PUCPR - Campus Maringá (2015). Pós-graduado em Direito e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Pós-graduado em Direitos Fundamentais pelo IGC - Coimbra e IBCCRIM (2013). Graduação em Direito com láurea acadêmica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Londrina (2011). Professor de Direito Penal da Unicesumar (Londrina). Advogado - Walter Barbosa Bittar & Advogados Associados.

Manuel Camelo Ferreira da Silva Netto
Doutorando em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na Linha de Pesquisa Direito Civil, vinculada à Área de Concentração Pensamento Jurídico e Relações Sociais. Mestre em Direito (2020) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na Linha de Pesquisa Transformações nas Relações Jurídicas Privadas, vinculada à Área de Concentração Transformações do Direito Privado. Bacharel em Direito (2017) pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Advogado. Mediador Humanista. Pesquisador Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa Constitucionalização das Relações Privadas (CONREP/UFPE/CNPq), Proteção do Ser Humano na Era da Biopolítica (UERJ/CNPq) e Núcleo de Estudos em Direito Civil Constitucional - Grupo Virada de Copérnico (UFPR/CNPq). Professor Convidado da Pós Graduação Lato Sensu em Direito das Famílias e das Sucessões do Instituto de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IDD PUC-Rio). Membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG) e da Comissão de Direito de Família (CDF) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB/PE). Foi Vice-Presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias Diretoria de Pernambuco (IBDFAM-PE) no biênio 2020-2021. Foi Pesquisador Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante o mestrado. Fez Estágio de Docência na Disciplina Direito Civil V (Direito das Famílias) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no semestre 2018.2. Participou como Voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Católica de Pernambuco (PIBIC/UNICAP) nos anos de 2015 a 2017. Foi monitor da Disciplina de Direito Civil VI (Direito das Famílias) na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) no semestre 2017.1. Atualmente pesquisa nas áreas de: Direito Civil com enfoque em Direito das Famílias e Direitos da Personalidade), Direito à Diversidade, Direito LGBTI+, Bioética e Biodireito.

Marcelo de Mello Vieira
Pós-doutorado em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutor em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Servidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Pesquisador no Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente (NEJUSCA-UFSC) no Grupo Interdisciplinar de Pesquisas "Infantojuventudes" - GIPI da Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Instituto Brasileiro do Direito da Criança e do Adolescente (IBDCRIA), do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC) e da Associação Mineira dos Professores de Direito Civil (AMPDIC). Organizador da Coleção Direitos da Criança e do Adolescente publicada pela Editora D' Plácido. Facilitador de Práticas restaurativas. Autor do perfil @direitodacriancaempauta.

Silmara Domingues Araújo Amarilla
Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2018). Mestre em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo - FADISP (2011). Especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1999). Graduação em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (1997). Professora na Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul - ESMAGIS. Na advocacia, é sócia do escritório Newley, Romanowski, Araújo & Guerra Advogados Associados desde 2003. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil - IBERC e do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Direito - CONPEDI.

Programação




Faculdade Maringá © 2024