CIÊNCIAS CONTÁBEIS



Foto
Coordenação: -

O Curso de Bacharel em Ciências Contábeis visa formar futuros profissionais qualificados para compreenderem as transformações que vem ocorrendo na área contábil em que o conhecimento polivalente, a globalização, o capital intelectual e a liderança são fundamentais ao desenvolvimento econômico, social e profissional.

Fazendo parte desta formação têm-se os estudos relacionados com outras áreas tais como Administração, Economia, Direito, Métodos Quantitativos, Matemática e Estatística. No estudo da Teoria da Contabilidade temos noções de Atuária e a geração, análise e informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não governamentais, perícias, auditorias, arbitragem e controladoria.

Para sedimentar os conhecimentos teórico-práticos complementa-se com Estágios Supervisionados, as Atividades Complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso. Os conteúdos trabalhados propiciam ao formando condições para a realização do “Exame de Qualificação” que, atingindo a média necessária, propiciará ao formado o registro como “contador” para exercer a profissão.

No Curso de Bacharel em Ciências Contábeis é obrigatório o Estágio. Para atender a determinação da obrigatoriedade temos o Estágio Supervisionado I e o Estágio Supervisionado II, realizado internamente, com a utilização de Laboratórios com programas específicos. No Estágio Supervisionado I realiza-se com o procedimento desde a criação da empresa, criação de fatos contábeis, elaboração das Demonstrações Contábeis levando-se em conta a Legislação Tributária e as Normas Brasileiras de Contabilidade vigentes. O Estágio Supervisionado II trabalha-se com Jogos de Empresa. O Estágio tem regulamentação própria.

O Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade trabalhar com os conhecimentos teórico-práticos com base em pesquisa, extensão e ensino com um trabalho monográfico com sustentação em uma fundamentação teórica e conceitual relacionada ao objeto do estudo e a resultados obtidos. O seu desenvolvimento é realizado junto a uma entidade e em áreas previamente estabelecidas. O Trabalho de Conclusão de Curso é regido por Regulamento Específico.

Foto Arlindo Franco Godoi
Arlindo Franco Godoi
Mestre
Foto Leticia Suzane Moureira De Lara
Leticia Suzane Moureira De Lara
Mestre
Foto Lorenso Cassaro
Lorenso Cassaro
Especialista
Foto Maria Carolina Nogueira dobbert
Maria Carolina Nogueira dobbert
Especialista

DISCIPLINAS 1° SEMESTRE Carga Horária
Economia80
Comunicação e Expressão80
Contabilidade Geral I80
Metodologia e Técnica de Pesquisa80
Teoria Geral da Administração I80
Subtotal400
DISCIPLINAS 2° SEMESTRE Carga Horária
Contabilidade Geral II80
Direito I80
Estatística80
Sociologia80
Teoria Geral da Administração II80
Subtotal400
DISCIPLINAS 3° SEMESTRE Carga Horária
Antropologia80
Controladoria I40
Custos80
Direito II80
Empreendedorismo40
Matemática Financeira80
Subtotal400
DISCIPLINAS 4° SEMESTRE Carga Horária
Análise de Custos80
Controladoria II80
Ética e Responsabilidade Social80
Métodos Quantitativos80
Psicologia Organizacional80
Subtotal400
DISCIPLINAS 5° SEMESTRE Carga Horária
Contabilidade Avançada80
Teoria da Contabilidade80
Contabilidade Pública I80
Contabilidade Tributária I80
Estágio Supervisionado I80
Subtotal400
DISCIPLINAS 6° SEMESTRE Carga Horária
Tópicos Especiais Contabilidade I/td>80
Contabilidade Pública II80
Contabilidade Tributária II80
Perícia e Arbitragem80
Noções de Atuária80
Subtotal400
DISCIPLINAS 7° SEMESTRE Carga Horária
Auditoria Contábil I80
Analise das Demonstrações Cont.I80
TCC-Tabalho Conclusão Curso I40
Análise de Investimentos80
Estágio Supervisionado II160
Subtotal400
DISCIPLINAS 8° SEMESTRE Carga Horária
Auditoria Contábil II80
TCC-Tabalho Conclusão Curso II160
Análise Demonstr.Contábeis II80
Tópicos Especiais Contabilidade II80
Subtotal400
Carga Horária das disciplinas3.280
Atividades complementares220
TOTAL GERAL DO CURSO3.500

Atividades complementares – 10% da carga horária do curso, com exceção do Estágio Supervisionado.

São 3.000 horas/aulas, 300 horas de Estágio e 300 horas de Atividades Complementares que deverão ser integralizadas em, no mínimo, oito semestres e no máximo, doze semestres.

A profissão contábil está em 2º lugar entre as três melhores profissões do mercado de trabalho americano, segundo um estudo publicado pela Forbes e realizado por CareerBuilder e Economic Modeling Specialists Intl. (EMSI).

O estudo utilizou dados EMSI do mercado de trabalho, que inclui mais de 90 tipos de empregos nacional e estadual e registra informações detalhadas sobre os funcionários de empresas e os trabalhadores autônomos, encontrando os principais cargos em 2013, com base nas ocupações com maior número de empregos criados desde 2010.

O mercado nunca esteve tão atrativo, principalmente em função da adoção do novo padrão internacional (IFRS), que passou a ser obrigatório para os países que o adotaram. Tal medida propiciou a convergência internacional da contabilidade dos 136 países para os mesmos padrões contábeis, possibilitando dessa forma um entendimento comum dos relatórios contábeis/financeiros internacionais. Este é um um momento muito importante na contabilidade mundial, que é o da Convergência Contábil Internacional, e dessa forma um novo horizonte se abre para todos.

FONTE: Conselho Federal de Contabilidade e Guia do Estudante

O Curso de Ciências Contábeis está embasado na Resolução CNE/CE 10, de 16 de dezembro de 2004, contemplando a formação como estímulo ao pensamento crítico, buscando a integração teórico-prática entre conteúdos trabalhados em sala de aula e o contexto político, econômico, social e cultural da comunidade regional com sólida formação da contabilidade geral e aplicada que o capacite a assumir com responsabilidade as atividades das entidades públicas e privadas em seus diversos graus de responsabilidade. O Curso deve propiciar condições para que o egresso tenha domínio nas diversas áreas contábeis tais como: contabilidade geral, auditoria, perícias, arbitragem, noções das atividades atuariais e qualificações financeiras, patrimoniais e governamentais além do espírito empreendedor que deve ser inerente ao futuro profissional.

O bacharel em Ciências Contábeis é o principal responsável pelo controle patrimonial das entidades jurídicas ou físicas, registrando, evidenciando, confirmando e analisando as variações ocorridas neste patrimônio, servindo como agente fundamental no processo decisorial das entidades; através da geração de informações úteis, necessárias e tempestivas aos diversos usuários destas informações.

O Contador deve ter uma visão generalizada e ao mesmo tempo pormenorizada para desenvolver o seu trabalho adequadamente em uma entidade. Como desenvolvimento de um trabalho contínuo de aperfeiçoamento, procura-se forma o bacharel em Ciências Contábeis com o seguinte perfil profissional:

  • formação humanística e visão abrangente da sociedade que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual se insere e a tomar decisões numa sociedade globalizada e em constantes mudanças;
  • internacionalização de valores, tais como responsabilidade judicial, justiça e ética;
  • profissional adequado à dinâmica dos negócios;
  • formação técnica e científica para atuar na área de Ciências Contábeis e a desenvolver atividades específicas, provenientes da prática profissional;
  • capacidade para atuar em equipes multidisciplinares, interagindo com profissionais de outras áreas;
  • capacidade de compreensão da necessidade de constante e contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento de suas características básicas de personalidade.
  • Para o perfil desejado, pretende-se ao longo do curso, desenvolver habilidades que podem ser resumidas em atributos principais.



    Consultar mensalidades referentes à 2024 em Taxas




    Faculdade Maringá © 2024