CIÊNCIAS CONTÁBEIS



Foto
Coordenação: -

O Curso de Bacharel em Ciências Contábeis visa formar futuros profissionais qualificados para compreenderem as transformações que vem ocorrendo na área contábil em que o conhecimento polivalente, a globalização, o capital intelectual e a liderança são fundamentais ao desenvolvimento econômico, social e profissional.

Fazendo parte desta formação têm-se os estudos relacionados com outras áreas tais como Administração, Economia, Direito, Métodos Quantitativos, Matemática e Estatística. No estudo da Teoria da Contabilidade temos noções de Atuária e a geração, análise e informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não governamentais, perícias, auditorias, arbitragem e controladoria.

Para sedimentar os conhecimentos teórico-práticos complementa-se com Estágios Supervisionados, as Atividades Complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso. Os conteúdos trabalhados propiciam ao formando condições para a realização do “Exame de Qualificação” que, atingindo a média necessária, propiciará ao formado o registro como “contador” para exercer a profissão.

No Curso de Bacharel em Ciências Contábeis é obrigatório o Estágio. Para atender a determinação da obrigatoriedade temos o Estágio Supervisionado I e o Estágio Supervisionado II, realizado internamente, com a utilização de Laboratórios com programas específicos. No Estágio Supervisionado I realiza-se com o procedimento desde a criação da empresa, criação de fatos contábeis, elaboração das Demonstrações Contábeis levando-se em conta a Legislação Tributária e as Normas Brasileiras de Contabilidade vigentes. O Estágio Supervisionado II trabalha-se com Jogos de Empresa. O Estágio tem regulamentação própria.

O Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade trabalhar com os conhecimentos teórico-práticos com base em pesquisa, extensão e ensino com um trabalho monográfico com sustentação em uma fundamentação teórica e conceitual relacionada ao objeto do estudo e a resultados obtidos. O seu desenvolvimento é realizado junto a uma entidade e em áreas previamente estabelecidas. O Trabalho de Conclusão de Curso é regido por Regulamento Específico.

Foto Lorenso Cassaro
Lorenso Cassaro
Especialista

DISCIPLINAS 1° SEMESTRE Carga Horária
Economia80
Comunicação e Expressão80
Contabilidade Geral I80
Metodologia e Técnica de Pesquisa80
Teoria Geral da Administração I80
Subtotal400
DISCIPLINAS 2° SEMESTRE Carga Horária
Contabilidade Geral II80
Direito I80
Estatística80
Sociologia80
Teoria Geral da Administração II80
Subtotal400
DISCIPLINAS 3° SEMESTRE Carga Horária
Antropologia80
Controladoria I40
Custos80
Direito II80
Empreendedorismo40
Matemática Financeira80
Subtotal400
DISCIPLINAS 4° SEMESTRE Carga Horária
Análise de Custos80
Controladoria II80
Ética e Responsabilidade Social80
Métodos Quantitativos80
Psicologia Organizacional80
Subtotal400
DISCIPLINAS 5° SEMESTRE Carga Horária
Contabilidade Avançada80
Teoria da Contabilidade80
Contabilidade Pública I80
Contabilidade Tributária I80
Estágio Supervisionado I80
Subtotal400
DISCIPLINAS 6° SEMESTRE Carga Horária
Tópicos Especiais Contabilidade I/td>80
Contabilidade Pública II80
Contabilidade Tributária II80
Perícia e Arbitragem80
Noções de Atuária80
Subtotal400
DISCIPLINAS 7° SEMESTRE Carga Horária
Auditoria Contábil I80
Analise das Demonstrações Cont.I80
TCC-Tabalho Conclusão Curso I40
Análise de Investimentos80
Estágio Supervisionado II160
Subtotal400
DISCIPLINAS 8° SEMESTRE Carga Horária
Auditoria Contábil II80
TCC-Tabalho Conclusão Curso II160
Análise Demonstr.Contábeis II80
Tópicos Especiais Contabilidade II80
Subtotal400
Carga Horária das disciplinas3.280
Atividades complementares220
TOTAL GERAL DO CURSO3.500

Atividades complementares – 10% da carga horária do curso, com exceção do Estágio Supervisionado.

São 3.000 horas/aulas, 300 horas de Estágio e 300 horas de Atividades Complementares que deverão ser integralizadas em, no mínimo, oito semestres e no máximo, doze semestres.

A profissão contábil está em 2º lugar entre as três melhores profissões do mercado de trabalho americano, segundo um estudo publicado pela Forbes e realizado por CareerBuilder e Economic Modeling Specialists Intl. (EMSI).

O estudo utilizou dados EMSI do mercado de trabalho, que inclui mais de 90 tipos de empregos nacional e estadual e registra informações detalhadas sobre os funcionários de empresas e os trabalhadores autônomos, encontrando os principais cargos em 2013, com base nas ocupações com maior número de empregos criados desde 2010.

O mercado nunca esteve tão atrativo, principalmente em função da adoção do novo padrão internacional (IFRS), que passou a ser obrigatório para os países que o adotaram. Tal medida propiciou a convergência internacional da contabilidade dos 136 países para os mesmos padrões contábeis, possibilitando dessa forma um entendimento comum dos relatórios contábeis/financeiros internacionais. Este é um um momento muito importante na contabilidade mundial, que é o da Convergência Contábil Internacional, e dessa forma um novo horizonte se abre para todos.

FONTE: Conselho Federal de Contabilidade e Guia do Estudante

O Curso de Ciências Contábeis está embasado na Resolução CNE/CE 10, de 16 de dezembro de 2004, contemplando a formação como estímulo ao pensamento crítico, buscando a integração teórico-prática entre conteúdos trabalhados em sala de aula e o contexto político, econômico, social e cultural da comunidade regional com sólida formação da contabilidade geral e aplicada que o capacite a assumir com responsabilidade as atividades das entidades públicas e privadas em seus diversos graus de responsabilidade. O Curso deve propiciar condições para que o egresso tenha domínio nas diversas áreas contábeis tais como: contabilidade geral, auditoria, perícias, arbitragem, noções das atividades atuariais e qualificações financeiras, patrimoniais e governamentais além do espírito empreendedor que deve ser inerente ao futuro profissional.

O bacharel em Ciências Contábeis é o principal responsável pelo controle patrimonial das entidades jurídicas ou físicas, registrando, evidenciando, confirmando e analisando as variações ocorridas neste patrimônio, servindo como agente fundamental no processo decisorial das entidades; através da geração de informações úteis, necessárias e tempestivas aos diversos usuários destas informações.

O Contador deve ter uma visão generalizada e ao mesmo tempo pormenorizada para desenvolver o seu trabalho adequadamente em uma entidade. Como desenvolvimento de um trabalho contínuo de aperfeiçoamento, procura-se forma o bacharel em Ciências Contábeis com o seguinte perfil profissional:

  • formação humanística e visão abrangente da sociedade que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual se insere e a tomar decisões numa sociedade globalizada e em constantes mudanças;
  • internacionalização de valores, tais como responsabilidade judicial, justiça e ética;
  • profissional adequado à dinâmica dos negócios;
  • formação técnica e científica para atuar na área de Ciências Contábeis e a desenvolver atividades específicas, provenientes da prática profissional;
  • capacidade para atuar em equipes multidisciplinares, interagindo com profissionais de outras áreas;
  • capacidade de compreensão da necessidade de constante e contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento de suas características básicas de personalidade.
  • Para o perfil desejado, pretende-se ao longo do curso, desenvolver habilidades que podem ser resumidas em atributos principais.



    Consultar mensalidades referentes à 2025 em Taxas




    Faculdade Maringá © 2025