O curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Maringá prevê formar profissionais caracterizados pelo entendimento das relações sociais e econômicas estabelecidas pelo mercado local, seguindo as tendências contemporâneas de globalização. Nesse aspecto, enfatiza-se a importância de suprir o mercado local (tão carente de trabalhadores especializados), mas também de formar profissionais sintonizados com o contexto regional.
A partir dessas considerações, a Faculdade Maringá esforça-se por formar profissionais que atuem como elementos aglutinadores dos ideais de promoção social, atuando como mediadores das necessidades emergentes da população local que vislumbra, na mídia e na formação da opinião, um espaço de articulação social capaz de cooptar os setores mais díspares que compõem os estratos populacionais da região Sul do país.
Dessa forma, o Projeto Pedagógico do curso centra-se com primazia na elaboração de um profissional consciente do seu papel enquanto agente comunicador. O profissional formado terá ,ao final dos quatro anos, a criticidade, a ética e a competência indispensáveis para atuar nos diversos setores da sociedade onde seu trabalho se faz necessário. Para atender tais requisitos, as disciplinas estão divididas de forma que o acadêmico possa, no decorrer do curso, adquirir o potencial crítico e criativo necessário para a análise das informações recebidas - isso se faz por meio do conhecimento e capacidade de análise da realidade vivida.
A ética, além de uma disciplina específica, permeia todas as disciplinas do curso e faz parte da discussão valorizada pelo corpo docente, para que seja uma discussão recorrente no dia a dia do acadêmico. A competência é adquirida nas disciplinas práticas e na ênfase dada ao texto escrito para que o profissional tenha o domínio da língua, da análise das informações e do instrumental técnico para a realização do trabalho com qualidade.
DISCIPLINAS 1º SEMESTRE |
Carga Horária |
Comunicação e Cultura digital I |
48 |
Fotografia I |
48 |
Fundamentos da Comunicação I |
48 |
Laboratórios de Escrita |
96 |
Pensamento Filosófico |
48 |
Sociedade e Questões Contemporâneas I |
48 |
Teoria da Comunicação I |
48 |
Subtotal |
384 |
DISCIPLINAS 2º SEMESTRE |
Carga Horária |
Comunicação e Cultura Digital II |
48 |
Comunicação, História e Sociedade |
48 |
Fotografia II |
48 |
Fundamentos da Comunicação II |
48 |
Laboratório de Redação |
96 |
Sociedade e Questões Contemporâneas II |
48 |
Teoria da Comunicação II |
48 |
Subtotal |
384 |
DISCIPLINAS 3º SEMESTRE |
Carga Horária |
Computação Gráfica I |
48 |
Comunicação Comunitária I |
48 |
Comunicação e Organizações I |
48 |
Cultura, Arte e Comunicação I |
48 |
Laboratórios em Rádio |
96 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação I |
48 |
Semiótica |
48 |
Subtotal |
384 |
DISCIPLINAS 4º SEMESTRE |
Carga Horária |
Comunicação Comunitária II |
48 |
Comunicação e Organizações II |
48 |
Cultura, Arte e Comunicação II |
48 |
Laboratórios de Televisão |
96 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação II |
48 |
Produção de Conteúdo |
48 |
Técnicas Gráficas |
48 |
Subtotal |
384 |
DISCIPLINAS 5º SEMESTRE |
Carga Horária |
Atendimento e Planejamento Publicitário I |
48 |
Fotografia Publicitária I |
48 |
Marcas e Branding I |
48 |
Novas Tecnologias da comunicação I |
48 |
Planejamento de Mídia I |
48 |
Produção Publicitária em TV e Cinema I |
48 |
Promoção e Merchandising I |
48 |
Redação Publicitária I |
48 |
Subtotal |
384 |
DISCIPLINAS 6º SEMESTRE |
Carga Horária |
Atendimento e Planejamento Publicitário II |
48 |
Comportamento das Marcas em Meios Digitais II |
48 |
Fotografia Publicitária II |
48 |
Marcas e Branding II |
48 |
Novas Tecnologias da comunicação II |
48 |
Planejamento de Mídia II |
48 |
Redação Publicitária II |
48 |
Técnicas de Pesquisa I |
48 |
Subtotal |
384 |
DISCIPLINAS 7º SEMESTRE |
Carga Horária |
Comportamento do Consumidor |
48 |
Criação de Campanha Publicitária |
48 |
Criação e Conceito Visual na Publicidade |
48 |
Estágio Supervisionado I |
160 |
Gestão de Projetos |
48 |
Marketing de Eventos |
48 |
Orientação de TCC I |
48 |
Técnicas de Pesquisa II |
48 |
Subtotal |
496 |
DISCIPLINAS 8º SEMESTRE |
Carga Horária |
Estágio Supervisionado II |
160 |
Inovações Digitais e Tecnologias |
48 |
Legislação e Ética |
48 |
Orientação de TCC II |
48 |
TCC |
160 |
Tópicos Especiais em Comunicação |
48 |
Subtotal |
512 |
Atividades extracurriculares |
280 |
TOTAL |
3592 |
Duração e tempo para integralização:
3.312 h/aula, mais 280 horas de atividades complementares
devendo ser cursadas em no mínimo 8 semestres e no máximo 12 semestres.
O Publicitário formado pela Faculdade Maringá será um profissional orientado para atuar tecnicamente em sua área específica, mas também capacitado a análises mais profundas do mercado e das práticas sócio-históricas da sociedade. Além da capacidade em matéria de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas; suas inserções culturais, políticas e econômicas, o profissional deve ser capaz de perceber e refletir sobre a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo.
Deve ainda dispor de uma visão integradora e horizontalizada, genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem. As competências e habilidades específicas para os egressos de Publicidade e Propaganda são:
a) ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes;
b) realizar pesquisas de consumo, de motivação e de concorrência;
c) definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes;
d) conceber meios de avaliar e corrigir resultados de programas estabelecidos;
e) executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais;
f) realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias;
g) dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades;
h) planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação, como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto;
i) identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial;
j) identificar a responsabilidade social da profissão, mantendo os compromissos éticos estabelecidos;
k) assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e à propaganda.