PUBLICIDADE E PROPAGANDA



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Coordenação: -

O curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Maringá prevê formar profissionais caracterizados pelo entendimento das relações sociais e econômicas estabelecidas pelo mercado local, seguindo as tendências contemporâneas de globalização. Nesse aspecto, enfatiza-se a importância de suprir o mercado local (tão carente de trabalhadores especializados), mas também de formar profissionais sintonizados com o contexto regional.

A partir dessas considerações, a Faculdade Maringá esforça-se por formar profissionais que atuem como elementos aglutinadores dos ideais de promoção social, atuando como mediadores das necessidades emergentes da população local que vislumbra, na mídia e na formação da opinião, um espaço de articulação social capaz de cooptar os setores mais díspares que compõem os estratos populacionais da região Sul do país.

Dessa forma, o Projeto Pedagógico do curso centra-se com primazia na elaboração de um profissional consciente do seu papel enquanto agente comunicador. O profissional formado terá ,ao final dos quatro anos, a criticidade, a ética e a competência indispensáveis para atuar nos diversos setores da sociedade onde seu trabalho se faz necessário. Para atender tais requisitos, as disciplinas estão divididas de forma que o acadêmico possa, no decorrer do curso, adquirir o potencial crítico e criativo necessário para a análise das informações recebidas - isso se faz por meio do conhecimento e capacidade de análise da realidade vivida.

A ética, além de uma disciplina específica, permeia todas as disciplinas do curso e faz parte da discussão valorizada pelo corpo docente, para que seja uma discussão recorrente no dia a dia do acadêmico. A competência é adquirida nas disciplinas práticas e na ênfase dada ao texto escrito para que o profissional tenha o domínio da língua, da análise das informações e do instrumental técnico para a realização do trabalho com qualidade.

Foto Arlindo Franco Godoi
Arlindo Franco Godoi
Mestre
Foto Fernando Rodrigues de Almeida
Fernando Rodrigues de Almeida
Doutor
Lattes
Foto Silvia Regina Emiliano Gonzaga
Silvia Regina Emiliano Gonzaga
Mestre
Lattes

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2020

 

DISCIPLINAS 1º SEMESTRE

Carga Horária

Comunicação e Cultura digital I

48

Fotografia I

48

Fundamentos da Comunicação I

48

Laboratórios de Escrita

96

Pensamento Filosófico

48

Sociedade e Questões Contemporâneas I

48

Teoria da Comunicação I

48

Subtotal

384

 

DISCIPLINAS 2º SEMESTRE

Carga Horária

Comunicação e Cultura Digital II

48

Comunicação, História e Sociedade

48

Fotografia II

48

Fundamentos da Comunicação  II

48

Laboratório de Redação

96

Sociedade e Questões Contemporâneas II

48

Teoria da Comunicação II

48

Subtotal

384

 

DISCIPLINAS 3º SEMESTRE

Carga Horária

Computação Gráfica I

48

Comunicação Comunitária I

48

Comunicação e Organizações I

48

Cultura, Arte e Comunicação I

48

Laboratórios em Rádio

96

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação I

48

Semiótica

48

Subtotal

384

 

DISCIPLINAS 4º SEMESTRE

Carga Horária

Comunicação Comunitária II

48

Comunicação e Organizações II

48

Cultura, Arte e Comunicação II

48

Laboratórios de Televisão

96

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação II

48

Produção de Conteúdo

48

Técnicas Gráficas

48

Subtotal

384

 

 

 

DISCIPLINAS 5º SEMESTRE

Carga Horária

Atendimento e Planejamento Publicitário I

48

Fotografia Publicitária I

48

Marcas e Branding I

48

Novas Tecnologias da comunicação I

48

Planejamento de Mídia I

48

Produção Publicitária em TV e Cinema I

48

Promoção e Merchandising I

48

Redação Publicitária I

48

Subtotal

384

 

DISCIPLINAS 6º SEMESTRE

Carga Horária

Atendimento e Planejamento Publicitário II

48

Comportamento das Marcas em Meios Digitais II

48

Fotografia Publicitária II

48

Marcas e Branding II

48

Novas Tecnologias da comunicação II

48

Planejamento de Mídia II

48

Redação Publicitária II

48

Técnicas de Pesquisa I

48

Subtotal

384

 

DISCIPLINAS 7º SEMESTRE

Carga Horária

Comportamento do Consumidor

48

Criação de Campanha Publicitária

48

Criação e Conceito Visual na Publicidade

48

Estágio Supervisionado I

160

Gestão de Projetos

48

Marketing de Eventos

48

Orientação de TCC I

48

Técnicas de Pesquisa II

48

Subtotal

496

 

DISCIPLINAS 8º SEMESTRE

Carga Horária

Estágio Supervisionado II

160

Inovações Digitais e Tecnologias

48

Legislação e Ética

48

Orientação de TCC II

48

TCC

160

Tópicos Especiais em Comunicação

48

Subtotal

512

Atividades extracurriculares

280

TOTAL

3592

Duração e tempo para integralização:
3.312 h/aula, mais 280 horas de atividades complementares
devendo ser cursadas em no mínimo 8 semestres e no máximo 12 semestres.

O Publicitário formado pela Faculdade Maringá será um profissional orientado para atuar tecnicamente em sua área específica, mas também capacitado a análises mais profundas do mercado e das práticas sócio-históricas da sociedade. Além da capacidade em matéria de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas; suas inserções culturais, políticas e econômicas, o profissional deve ser capaz de perceber e refletir sobre a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo.

Deve ainda dispor de uma visão integradora e horizontalizada, genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem. As competências e habilidades específicas para os egressos de Publicidade e Propaganda são:

a) ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes;

b) realizar pesquisas de consumo, de motivação e de concorrência;

c) definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes;

d) conceber meios de avaliar e corrigir resultados de programas estabelecidos;

e) executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais;

f) realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias;

g) dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades;

h) planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação, como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto;

i) identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial;

j) identificar a responsabilidade social da profissão, mantendo os compromissos éticos estabelecidos;

k) assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e à propaganda.



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