PUBLICIDADE E PROPAGANDA


O curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Maringá prevê formar profissionais caracterizados pelo entendimento das relações sociais e econômicas estabelecidas pelo mercado local, seguindo as tendências contemporâneas de globalização. Nesse aspecto, enfatiza-se a importância de suprir o mercado local (tão carente de trabalhadores especializados), mas também de formar profissionais sintonizados com o contexto regional.

A partir dessas considerações, a Faculdade Maringá esforça-se por formar profissionais que atuem como elementos aglutinadores dos ideais de promoção social, atuando como mediadores das necessidades emergentes da população local que vislumbra, na mídia e na formação da opinião, um espaço de articulação social capaz de cooptar os setores mais díspares que compõem os estratos populacionais da região Sul do país.

Dessa forma, o Projeto Pedagógico do curso centra-se com primazia na elaboração de um profissional consciente do seu papel enquanto agente comunicador. O profissional formado terá ,ao final dos quatro anos, a criticidade, a ética e a competência indispensáveis para atuar nos diversos setores da sociedade onde seu trabalho se faz necessário. Para atender tais requisitos, as disciplinas estão divididas de forma que o acadêmico possa, no decorrer do curso, adquirir o potencial crítico e criativo necessário para a análise das informações recebidas - isso se faz por meio do conhecimento e capacidade de análise da realidade vivida.

A ética, além de uma disciplina específica, permeia todas as disciplinas do curso e faz parte da discussão valorizada pelo corpo docente, para que seja uma discussão recorrente no dia a dia do acadêmico. A competência é adquirida nas disciplinas práticas e na ênfase dada ao texto escrito para que o profissional tenha o domínio da língua, da análise das informações e do instrumental técnico para a realização do trabalho com qualidade.

Ronaldo Nezo
Docente Titulação
ALEXANDRA FANTE N. FROSTMestre
ARLINDO FRANCO DE GODOIMestre
CAUHê SANCHESEspecialista
GUSTAVO PEREZEspecialista
JULIANA FONTANELLA DA CUNHAMestre
MARIA JOANA CASAGRANDE SOARESMestre (Doutorando)
RONALDO NEZOMestre (Doutorando)
SAMILO TAKARADoutor
SILVIA REGINA EMILIANOMestre

1 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Sociologia Geral e da Comunicação I

-

40

Língua Portuguesa

-

40

Filosofia I

-

40

Teoria da Comunicação I

-

40

Introdução aos Multimeios

-

40

História da Comunicação I

-

40

Metodologia da Pesquisa I

-

40

Fundamentos da Leitura

-

40

Fotografia I

-

40

Fundamentos da Comunicação I

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

400

2 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Sociologia Geral e da Comunicação II

-

40

Lí­ngua Portuguesa II

-

40

Filosofia II

-

40

Teoria da Comunicação II

-

40

História da Comunicação II

-

40

Fotografia II

-

40

Tecnologia da Informação

-

40

Metodologia da Pesquisa II

-

40

Fundamentos da Comunicação II

-

40

Disciplina Eletiva I

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

400

3 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Computação Gráfica e Design I

-

40

Comunicação Comunitária I

-

40

Comunicação Empresarial

-

40

Redação I

-

40

Psicologia Aplicada

-

40

Gestão de Negócios em Comunicação I

-

40

Leitura Crí­tica da Mídia I

-

40

Estética da Comunicação I

-

40

Fotografia Publicitária e Jornalí­stica

-

40

Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação I

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

400

4 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Computação Gráfica II

-

40

Comunicação Comunitária II

-

40

Assessoria de Comunicação

-

40

Gestão de Negócios em Comunicação II

-

40

Redação II

-

40

Estética da Comunicação II

-

40

Formação Humaní­stica

-

40

Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação II

-

40

Leitura Crí­tica da Mí­dia II

-

40

Disciplina Eletiva II

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

400

5 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Redação Publicitária I

-

40

Produção Publicitária Impressa

-

40

Criação Publicitária

-

40

Promoção de vendas e Merchandising

-

40

Pesquisa Mercadológica

-

40

Planejamento de Comunicação e Campanha

-

40

Fotografia Publicitária

-

40

Estatística Aplicada

-

40

Semiótica

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

360

6 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Redação Publicitária II

-

40

Produção de Rádio

-

40

Produção de TV

-

40

Projetos Especiais em Publicidade e Propaganda

-

40

Produção Multimí­dia e Online

-

40

Fotografia Publicitária II

-

40

Ciência Política

-

40

Mí­dia II

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

320

7 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Atendimento e Planejamento de Comunicação

-

40

Ética

-

40

Marketing I

-

40

Arte Publicitária

-

40

Orientação Metodológica I

-

40

Estágio Supervisionado

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

240

8 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Relações Públicas e Mí­dia

-

40

Legislação Publicitária

-

40

Disciplina Eletiva III: Libras

-

40

Marketing II

-

40

Orientação Metodológica II

-

80

Trabalho de Conclusão de Curso

-

300

TOTAL SEMESTRE/ANO

540

TOTAL GERAL DO CURSO

3060

 

O Publicitário formado pela Faculdade Maringá será um profissional orientado para atuar tecnicamente em sua área específica, mas também capacitado a análises mais profundas do mercado e das práticas sócio-históricas da sociedade. Além da capacidade em matéria de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas; suas inserções culturais, políticas e econômicas, o profissional deve ser capaz de perceber e refletir sobre a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo.

Deve ainda dispor de uma visão integradora e horizontalizada, genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem. As competências e habilidades específicas para os egressos de Publicidade e Propaganda são:

a) ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes;

b) realizar pesquisas de consumo, de motivação e de concorrência;

c) definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes;

d) conceber meios de avaliar e corrigir resultados de programas estabelecidos;

e) executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais;

f) realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias;

g) dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades;

h) planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação, como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto;

i) identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial;

j) identificar a responsabilidade social da profissão, mantendo os compromissos éticos estabelecidos;

k) assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e à propaganda.

Egressos que pratiquem a profissão de forma crítica criativa e responsável mediante os princípios de justiça social, capazes de exercer o compromisso ético associado à ação humanista e à competência técnica, com responsabilidade pelas transformações sociais, adaptando-se ao pleno exercício da cidadania e o respeito pelos seus concidadãos, habilitando-os a pensar e a produzir.



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