PUBLICIDADE E PROPAGANDA



O curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Maringá prevê formar profissionais caracterizados pelo entendimento das relações sociais e econômicas estabelecidas pelo mercado local, seguindo as tendências contemporâneas de globalização. Nesse aspecto, enfatiza-se a importância de suprir o mercado local (tão carente de trabalhadores especializados), mas também de formar profissionais sintonizados com o contexto regional.

A partir dessas considerações, a Faculdade Maringá esforça-se por formar profissionais que atuem como elementos aglutinadores dos ideais de promoção social, atuando como mediadores das necessidades emergentes da população local que vislumbra, na mídia e na formação da opinião, um espaço de articulação social capaz de cooptar os setores mais díspares que compõem os estratos populacionais da região Sul do país.

Dessa forma, o Projeto Pedagógico do curso centra-se com primazia na elaboração de um profissional consciente do seu papel enquanto agente comunicador. O profissional formado terá ,ao final dos quatro anos, a criticidade, a ética e a competência indispensáveis para atuar nos diversos setores da sociedade onde seu trabalho se faz necessário. Para atender tais requisitos, as disciplinas estão divididas de forma que o acadêmico possa, no decorrer do curso, adquirir o potencial crítico e criativo necessário para a análise das informações recebidas - isso se faz por meio do conhecimento e capacidade de análise da realidade vivida.

A ética, além de uma disciplina específica, permeia todas as disciplinas do curso e faz parte da discussão valorizada pelo corpo docente, para que seja uma discussão recorrente no dia a dia do acadêmico. A competência é adquirida nas disciplinas práticas e na ênfase dada ao texto escrito para que o profissional tenha o domínio da língua, da análise das informações e do instrumental técnico para a realização do trabalho com qualidade.

Ronaldo Nezo

1

ALEXANDRA FANTE

DOUTORA

2

ARLINDO FRANCO DE GODOI

MESTRE

3

CAUHE SANCHES PEREIRA

ESPECIALISTA

4

EMERSON ANJUDAR

ESPECIALISTA

5

GUSTAVO GUTIERREZ DA SILVA

ESPECIALISTA

6

JULIANNE LAM ORUÉ PACHECO

ESPECIALISTA

7

LUZIA MITSUE YAMASHITA DELIBERADOR

DOUTORA

8

RONALDO NEZO

MESTRE

9

ROSELI DE MELO G.MARQUES DOS SANTOS

MESTRE

10

SAMILO TAKARA

DOUTOR

11

SILVIA REGINA EMILIANO GONZAGA

MESTRE

12

SILVIO RUIZ PARADISO

DOUTOR

13

VALDETE DA GRAÇA

ESPECIALISTA     

1 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Sociologia Geral e da Comunicação I

-

40

Língua Portuguesa

-

40

Filosofia I

-

40

Teoria da Comunicação I

-

40

Introdução aos Multimeios

-

40

História da Comunicação I

-

40

Metodologia da Pesquisa I

-

40

Fundamentos da Leitura

-

40

Fotografia I

-

40

Fundamentos da Comunicação I

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

400

2 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Sociologia Geral e da Comunicação II

-

40

Lí­ngua Portuguesa II

-

40

Filosofia II

-

40

Teoria da Comunicação II

-

40

História da Comunicação II

-

40

Fotografia II

-

40

Tecnologia da Informação

-

40

Metodologia da Pesquisa II

-

40

Fundamentos da Comunicação II

-

40

Disciplina Eletiva I

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

400

3 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Computação Gráfica e Design I

-

40

Comunicação Comunitária I

-

40

Comunicação Empresarial

-

40

Redação I

-

40

Psicologia Aplicada

-

40

Gestão de Negócios em Comunicação I

-

40

Leitura Crí­tica da Mídia I

-

40

Estética da Comunicação I

-

40

Fotografia Publicitária e Jornalí­stica

-

40

Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação I

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

400

4 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Computação Gráfica II

-

40

Comunicação Comunitária II

-

40

Assessoria de Comunicação

-

40

Gestão de Negócios em Comunicação II

-

40

Redação II

-

40

Estética da Comunicação II

-

40

Formação Humaní­stica

-

40

Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação II

-

40

Leitura Crí­tica da Mí­dia II

-

40

Disciplina Eletiva II

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

400

5 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Redação Publicitária I

-

40

Produção Publicitária Impressa

-

40

Criação Publicitária

-

40

Promoção de vendas e Merchandising

-

40

Pesquisa Mercadológica

-

40

Planejamento de Comunicação e Campanha

-

40

Fotografia Publicitária

-

40

Estatística Aplicada

-

40

Semiótica

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

360

6 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Redação Publicitária II

-

40

Produção de Rádio

-

40

Produção de TV

-

40

Projetos Especiais em Publicidade e Propaganda

-

40

Produção Multimí­dia e Online

-

40

Fotografia Publicitária II

-

40

Ciência Política

-

40

Mí­dia II

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

320

7 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Atendimento e Planejamento de Comunicação

-

40

Ética

-

40

Marketing I

-

40

Arte Publicitária

-

40

Orientação Metodológica I

-

40

Estágio Supervisionado

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

240

8 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Relações Públicas e Mí­dia

-

40

Legislação Publicitária

-

40

Disciplina Eletiva III: Libras

-

40

Marketing II

-

40

Orientação Metodológica II

-

80

Trabalho de Conclusão de Curso

-

300

TOTAL SEMESTRE/ANO

540

TOTAL GERAL DO CURSO

3060

 

O Publicitário formado pela Faculdade Maringá será um profissional orientado para atuar tecnicamente em sua área específica, mas também capacitado a análises mais profundas do mercado e das práticas sócio-históricas da sociedade. Além da capacidade em matéria de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas; suas inserções culturais, políticas e econômicas, o profissional deve ser capaz de perceber e refletir sobre a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo.

Deve ainda dispor de uma visão integradora e horizontalizada, genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem. As competências e habilidades específicas para os egressos de Publicidade e Propaganda são:

a) ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes;

b) realizar pesquisas de consumo, de motivação e de concorrência;

c) definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes;

d) conceber meios de avaliar e corrigir resultados de programas estabelecidos;

e) executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais;

f) realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias;

g) dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades;

h) planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação, como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto;

i) identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial;

j) identificar a responsabilidade social da profissão, mantendo os compromissos éticos estabelecidos;

k) assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e à propaganda.

Egressos que pratiquem a profissão de forma crítica criativa e responsável mediante os princípios de justiça social, capazes de exercer o compromisso ético associado à ação humanista e à competência técnica, com responsabilidade pelas transformações sociais, adaptando-se ao pleno exercício da cidadania e o respeito pelos seus concidadãos, habilitando-os a pensar e a produzir.



Consultar mensalidades referentes à 2018 em Taxas






Copyright © 2018
Av. Prudente de Moraes, 815, Maringá, Paraná, Brasil - 87020-010
Fone: +55 (44) 3027-1100