CIÊNCIAS CONTÁBEIS



Coordenação: Olirio Sperandio


O Curso de Bacharel em Ciências Contábeis visa formar futuros profissionais qualificados para compreenderem as transformações que vem ocorrendo na área contábil em que o conhecimento polivalente, a globalização, o capital intelectual e a liderança são fundamentais ao desenvolvimento econômico, social e profissional.

Fazendo parte desta formação têm-se os estudos relacionados com outras áreas tais como Administração, Economia, Direito, Métodos Quantitativos, Matemática e Estatística. No estudo da Teoria da Contabilidade temos noções de Atuária e a geração, análise e informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não governamentais, perícias, auditorias, arbitragem e controladoria.

Para sedimentar os conhecimentos teórico-práticos complementa-se com Estágios Supervisionados, as Atividades Complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso. Os conteúdos trabalhados propiciam ao formando condições para a realização do “Exame de Qualificação” que, atingindo a média necessária, propiciará ao formado o registro como “contador” para exercer a profissão.

No Curso de Bacharel em Ciências Contábeis é obrigatório o Estágio. Para atender a determinação da obrigatoriedade temos o Estágio Supervisionado I e o Estágio Supervisionado II, realizado internamente, com a utilização de Laboratórios com programas específicos. No Estágio Supervisionado I realiza-se com o procedimento desde a criação da empresa, criação de fatos contábeis, elaboração das Demonstrações Contábeis levando-se em conta a Legislação Tributária e as Normas Brasileiras de Contabilidade vigentes. O Estágio Supervisionado II trabalha-se com Jogos de Empresa. O Estágio tem regulamentação própria.

O Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade trabalhar com os conhecimentos teórico-práticos com base em pesquisa, extensão e ensino com um trabalho monográfico com sustentação em uma fundamentação teórica e conceitual relacionada ao objeto do estudo e a resultados obtidos. O seu desenvolvimento é realizado junto a uma entidade e em áreas previamente estabelecidas. O Trabalho de Conclusão de Curso é regido por Regulamento Específico.

1

ANDREA MARQUES SERRANO LIMA

MESTRE

2

ARIOVALDO MAMBRINI

MESTRE

3

EDILSON GIMENES

MESTRE

5

FRANCISCO OSÓRIO PORTO

ESPECIALISTA

6

JOÃO BATISTA PEREIRA

MESTRE

7

JOSÉ ROBERTO DA SILVA

ESPECIALISTA

8

LETICIA SUZANE MOURENE DE LARA

MESTRE

9

LUCIANO NURNBERG PERES

MESTRE

10

OLIRIO SPERANDIO

MESTRE

1 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Contabilidade Geral

-

80

Comunicação e Expressão

-

80

Metodologia e Técnica de Pesquisa

-

80

Teoria Geral da Administração I

-

80

Sociologia

-

80

TOTAL SEMESTRE/ANO

400

2 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Matemática Financeira

-

80

Economia

-

80

Antropologia

-

80

Teoria da Contabilidade

-

80

Psicologia Organizacional

-

80

TOTAL SEMESTRE/ANO

400

3 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Contabilidade Geral II

-

80

Estatí­stica

-

80

Contabilidade de Custos

-

80

Controladoria I

-

80

Direito I

-

80

TOTAL SEMESTRE/ANO

400

4 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Análise de Custos

-

80

Controladoria II

-

80

Direito II

-

80

Contabilidade Avançada

-

80

Métodos Quantitativos

-

80

TOTAL SEMESTRE/ANO

400

5 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Estágio Supervisionado I

-

160

Tópicos Especiais em Contabilidade I

-

80

Contabilidade Pública I

-

80

Contabilidade Tributária I

-

80

Empreendedorismo

-

40

TOTAL SEMESTRE/ANO

440

6 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Noções de Atuária

-

80

Tópicos Especiais em Contabilidade II

-

80

Perí­cia e Arbitragem

-

80

Contabilidade Pública II

-

80

Contabilidade Tributária II

-

80

TOTAL SEMESTRE/ANO

400

7 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Contabilidade de Agronegócios

-

80

Auditoria Contábil I

-

80

Análise das Demonstrações Contábeis I

-

80

Ética Geral e Profissional

-

80

Estágio Supervisionado II

-

160

TOTAL SEMESTRE/ANO

480

8 º SEMESTRE

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Auditoria Contábil II

-

80

Análise das Demonstrações Contábeis II

-

80

Análise de Investimentos

-

80

Trabalho de Conclusão de Curso

-

160

Atividades Complementares

-

190

TOTAL SEMESTRE/ANO

590

TOTAL GERAL DO CURSO

3510

A profissão contábil está em 2º lugar entre as três melhores profissões do mercado de trabalho americano, segundo um estudo publicado pela Forbes e realizado por CareerBuilder e Economic Modeling Specialists Intl. (EMSI).

O estudo utilizou dados EMSI do mercado de trabalho, que inclui mais de 90 tipos de empregos nacional e estadual e registra informações detalhadas sobre os funcionários de empresas e os trabalhadores autônomos, encontrando os principais cargos em 2013, com base nas ocupações com maior número de empregos criados desde 2010.

O mercado nunca esteve tão atrativo, principalmente em função da adoção do novo padrão internacional (IFRS), que passou a ser obrigatório para os países que o adotaram. Tal medida propiciou a convergência internacional da contabilidade dos 136 países para os mesmos padrões contábeis, possibilitando dessa forma um entendimento comum dos relatórios contábeis/financeiros internacionais. Este é um um momento muito importante na contabilidade mundial, que é o da Convergência Contábil Internacional, e dessa forma um novo horizonte se abre para todos.

FONTE: Conselho Federal de Contabilidade e Guia do Estudante

O Curso de Ciências Contábeis está embasado na Resolução CNE/CE 10, de 16 de dezembro de 2004, contemplando a formação como estímulo ao pensamento crítico, buscando a integração teórico-prática entre conteúdos trabalhados em sala de aula e o contexto político, econômico, social e cultural da comunidade regional com sólida formação da contabilidade geral e aplicada que o capacite a assumir com responsabilidade as atividades das entidades públicas e privadas em seus diversos graus de responsabilidade. O Curso deve propiciar condições para que o egresso tenha domínio nas diversas áreas contábeis tais como: contabilidade geral, auditoria, perícias, arbitragem, noções das atividades atuariais e qualificações financeiras, patrimoniais e governamentais além do espírito empreendedor que deve ser inerente ao futuro profissional.

O bacharel em Ciências Contábeis é o principal responsável pelo controle patrimonial das entidades jurídicas ou físicas, registrando, evidenciando, confirmando e analisando as variações ocorridas neste patrimônio, servindo como agente fundamental no processo decisorial das entidades; através da geração de informações úteis, necessárias e tempestivas aos diversos usuários destas informações.

O Contador deve ter uma visão generalizada e ao mesmo tempo pormenorizada para desenvolver o seu trabalho adequadamente em uma entidade. Como desenvolvimento de um trabalho contínuo de aperfeiçoamento, procura-se forma o bacharel em Ciências Contábeis com o seguinte perfil profissional:

  • formação humanística e visão abrangente da sociedade que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual se insere e a tomar decisões numa sociedade globalizada e em constantes mudanças;
  • internacionalização de valores, tais como responsabilidade judicial, justiça e ética;
  • profissional adequado à dinâmica dos negócios;
  • formação técnica e científica para atuar na área de Ciências Contábeis e a desenvolver atividades específicas, provenientes da prática profissional;
  • capacidade para atuar em equipes multidisciplinares, interagindo com profissionais de outras áreas;
  • capacidade de compreensão da necessidade de constante e contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento de suas características básicas de personalidade.
  • Para o perfil desejado, pretende-se ao longo do curso, desenvolver habilidades que podem ser resumidas em atributos principais.



    Consultar mensalidades referentes à 2018 em Taxas






    Copyright © 2018
    Av. Prudente de Moraes, 815, Maringá, Paraná, Brasil - 87020-010
    Fone: +55 (44) 3027-1100