VESTIBULAR



Matrícula e Renovação de Matrícula

A matrícula inicial é efetuada no 1º semestre do currículo vigente do curso, para cursos semestrais ou no 1º ano, para os oferecidos em regime anual, devendo o aluno cursar todas as disciplinas e demais componentes curriculares previstos, incluindo estágios, trabalho de conclusão de curso, atividades acadêmicas complementares, disciplinas optativas e eletivas e participação no Exame Nacional de Avaliação de Estudantes (ENADE), quando determinado pelo Ministério da Educação. A matrícula inicial deve ser renovada a cada período letivo ou, na impossibilidade de prosseguimento dos estudos, trancada, neste caso observada a legislação referente ao trancamento de matrícula, nos prazos estabelecidos em calendário acadêmico, caso contrário, o aluno é desligado da Faculdade por abandono de curso.


Portador de Diploma de Curso Superior

O ingresso de Portadores de Diploma de Curso Superior é uma forma especial de ingresso em cursos de graduação, com dispensa de vestibular, em vaga remanescente dos processos seletivos ou de cancelamentos de matrícula. O candidato pode requerer junto à Secretaria Geral o seu ingresso, mediante apresentação de documentação própria. A matrícula, ato formal de ingresso do aluno no curso e vinculação à Faculdade, realiza-se na Secretaria Geral, em prazo estabelecido no calendário acadêmico, mediante requerimento instruído com a documentação específica para cada forma de ingresso, devendo ser renovada a cada período letivo.


Transferência de outras Instituições de Educação Superior

A Transferência Externa é destinada a alunos de outras instituições de educação superior, interessados em continuar seus estudos na Faculdade Maringá, no mesmo curso ou curso afim, em vagas remanescentes de vestibular ou cancelamento de matrícula. Pode ser requerida por estudantes de instituições nacionais ou estrangeiras, na Secretaria Geral da Faculdade, nos prazos fixados, mediante apresentação de documentação necessária. O requerente deve apresentar documentação expedida pela instituição de origem, de uma declaração dos critérios de avaliação e de um exemplar de cada um dos programas e ementas das disciplinas cursadas ou em curso, com indicação de conteúdo e duração e do histórico escolar, para instruir o processo de transferência. No caso de candidato de instituição de ensino superior estrangeira a documentação deve ser autenticada pela autoridade consular competente no país de origem, respeitadas as convenções firmadas com o Brasil, acompanhada de tradução pública juramentada, além do comprovante de revalidação de estudos de nível médio, no caso de estudantes brasileiros matriculados no exterior, exceto para os países-partes do Mercosul. A aceitação de transferência “ex officio” não implica na existência de vagas.






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