Cerimônia de Formatura


A conclusão de uma graduação superior é sempre motivo de muita celebração, afinal, é uma grande conquista na vida. A Sessão Solene de Colação de Grau junto de seus entes mais queridos é um dos momentos mais belos da jornada acadêmica. É onde expressamos o reconhecimento àqueles que de alguma forma contribuiram ou participaram desta vitória.

Sessão Solene de Colação de Grau
É realizada com veste talar (beca), com a presença de um Paraninfo, Homenageados e um Orador, em local escolhido pela instituição.
A solenidade de colação de grau é de responsabilidade da Faculdade, podendo ser contratada empresa para realização do evento no que se refere à locação de local e equipe de profissionais de eventos, sendo, neste caso, vedada a participação de pessoas não credenciadas a desenvolverem trabalhos na solenidade.
Cada turma deve eleger uma comissão de formatura e indicar seu representante para intermediar as atividades de organização da solenidade, junto à administração da Faculdade.

Patrono
É a pessoa que os acadêmicos têm como referência profissional, alguém de destaque para a turma.
A pessoa escolhida não realizará discurso durante a Colação de Grau.

Nome de Turma
Homenagem prestada a alguém que a turma se identifica, podendo ser um professor ou profissional da área, que através de seu exemplo ou prática docente, inspirou os formandos e agora é homenageado emprestando seu nome.
A pessoa escolhida não realizará discurso durante a Colação de Grau.

Paraninfo
É o padrinho da turma e quem, formalmente, recomendará o bom desempenho dos formandos perante a sociedade, nas funções que porventura vierem a exercer.
O paraninfo é a pessoa que conduz os formandos na entrada do salão.
Este também deverá proferir mensagem formal na Solenidade de Colação de Grau, não podendo, sob qualquer hipótese, ultrapassar o tempo limite de dez minutos.

Orador
O orador deverá elaborar um discurso que não ultrapasse 5 minutos, sendo este à altura da importância da solenidade.
É imprescindível que apresente à turma seu discurso para aprovação.
É recomendado fluência verbal e facilidade de falar em público.

Juramentista
O juramentista deverá ser o acadêmico que conduzirá o juramento Solene.
O texto é fornecido pela instituição.
É recomendado fluência verbal e facilidade de falar em público.


Faculdade Maringá © 2024